O Evento

Apresentação

Discutir sobre metodologia nas ciências é tentar entender a sua própria estruturação enquanto tal, no âmbito do seu próprio escopo, como uma atividade racional, essa é uma necessidade que deve ser revisitada em todo tempo, não diferente na geografia faz-se necessário. Para Milton Santos (1978) a Geografia foi uma das últimas ciências a se estruturar, pois, por muito tempo os estudiosos discutiram mais a Geografia em si do que a formulação do seu objeto, o espaço geográfico.
Considerando que para conhecimento científico é necessário ter um objeto de estudo e um método, a Geografia pela demora na definição de seu objeto ocasionou uma tempestade de metodologia para o seu estudo, daí a afirmação “que há tantas geografia quanto geógrafos”[1]. Desta maneira ainda é necessário discutir qual, de fato é o percurso para um verdadeiro método geográfico, o que nos diferenciaria das demais ciências, as quais têm seus próprios métodos.
Não por acaso, a temática que se pretende discutir sempre foi invocada por diversos estudiosos da ciência geográfica, tais como Vidal de La Blache em sua “Geografia Humana”, Jean Tricart, Pierre George, Pierre Monberg, Milton Santos, Ruy Moreira e tantos outros, no passado ou no presente. Nesta busca não foram poucas as dúvidas levantadas, de que classificação seria a geografia, geografia física? ou geografia humana? Ou seria como diz Francisco Mendonça “Geografia Fisíca – ciência humana?”.
A constituição bem definida da dicotomia na Geografia possibilitou o desenvolvimento de duas práticas metodológicas. Não será o momento de trilhar um mesmo percurso? E esse caminho é construído e alicerçado a partir de quais elementos metodológicos? Essas são questões fundamentais para se pensar na importância de um evento sobre esta temática, ou seja, a questão do método na Geografia.
A temática proposta pensa uma geografia no âmbito da sociedade, de sua práxis, daí o interesse que essa discussão possa subsidiar o trabalho dos alunos dentro e fora das universidades. Assim, propomos um debate no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão, estrutura base das universidades brasileiras. 
O I SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM GEOGRAFIA (I SEMEPEGEO), realizar-se-á nas dependências da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Campus III – Guarabira/PB, no período de 09 a 12 de Dezembro de 2013, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer e discutir a temática GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS nas mesas-redondas, conferências, palestras e minicursos.

Justificativa

Chegamos a um período que falar de metodologia de uma ciência específica não faz, mas sentido, assim afirmam alguns autores pós-modernos. Mas como pensar o rigor científico sem, de fato, definir o objeto e o método para o estudo científico? Assim, o I SEMEPEGEO vem debater uma temática tão complexa à Geografia em sua história nos seus aspectos metodológicos: seu OBJETO, MÉTODO e PRÁXIS.
O I SEMEPEGEO contribuirá para o embasamento teórico-metodológico da Geografia, seja no âmbito da pesquisa, com o estabelecimento de um maior rigor científico, na perspectiva do ensino, o seminário busca estabelecer a ligação entre a pesquisa e o ensino, na compreensão que o ensino não pode se desvencilhar do ato de pesquisar, de descobrir o novo, de ler o espaço de compreender o movimento nele estabelecido, mas esse descobrir tem um caminho teórico e metodológico a percorrer, desta feita, o referido evento almeja em discutir melhores proposições para o ensino de geografia, considerando principalmente que o local sede do evento no Campus III da UEPB que tem por características os diversos cursos de licenciatura que funcionam no local. 
Quando se trata da Extensão Universitária, o I SEMEPEGEO busca o aprimoramento e conhecimento da ciência Geográfica na sua aplicação e contribuições na sociedade através da extensão, produzindo um resultado em duplo sentido, tanto para os extensionistas como para os seus participantes.
Assim, o Centro Acadêmico “Prof. Milton Santos” que promove o I SEMEPEGEO com o apoio do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba,  destacam-se no cenário regional em promover uma discussão  nesta temática tão importante para a melhor compreensão não só da Geografia, mas das ciências humanas e da própria sociedade.






Objetivos

Geral
Proporcionar discussões sobre os aspectos metodológicos da Geografia, tendo como base o Ensino, Pesquisa e Extensão.

Específicos
·                    Sensibilizar os discentes sobre a importância de se fazer presente e atuar nas diversas atividades do evento;
·                    Promover a discussão sobre as práticas e direcionamentos dos diversos ramos da ciência geográfica e afins;
·                    Refletir sobre os aspectos metodológicos inseridos no âmbito da pesquisa geográfica;
·                    Analisar a prática metodológica aplicada no ensino de geografia;


Público alvo

O I SEMEPEGEO do Curso de Geografia da UEPB, está direcionado aos estudantes e profissionais de Geografia, bem como todos aqueles que tenham interesse no conhecimento geográfico, na busca de se manter a interdisciplinaridade entre as ciências. 




[1] Santos, Milton. Por uma geografia nova. 1.ed. São Paulo: Hucitec - EDUSP, 1978